No dia 02 de março postei na página do blog no Facebook que minha hamster Penélope está com um inchaço no focinho. Busquei desesperadamente sites que me dessem uma luz sobre o que poderia ser. A maioria dizia que poderia ser um abscesso, ou um tumor... já podem imaginar o quanto fiquei preocupada. Não encontrando informações concretas nem sugestões do que fazer, decidi que ela seria levada ao veterinário no dia seguinte. Como eu tinha aula, minha mãe
apaixonada não assumida por hamsters a levou ao veterinário das nossas cachorras, pois como muitos devem saber, é raro achar um que cuide de hamsters. O veterinário a examinou, e verificou que a inflamação foi causada por um machucado dentro da bolsa de alimentos. O ferimento foi causado provavelmente por algo que ela comeu e perfurou a região, como lá é cheio de comida, a inflamação se instalou. Ele receitou um antibiótico para pássaros, pois é um animal de pequeno porte. Existe um para hamsters, porém difícil de achar.
Sintomas:
- Inchaço com áreas avermelhadas e amareladas (pode acontecer em outras partes do corpo além das bochechas)
A Penélope não apresentou nenhum sintoma relacionado ao comportamento, como parar de brincar, dormir muito, não comer. Ela come, apenas não guarda comida na bolsa do lado que está inchado.
O que fazer:
- Procurar um veterinário para um melhor diagnóstico, pois como eu disse, pode ser um tumor. O veterinário receitou 1 gota do antibiótico Avitrin de 12 em 12 horas por 10 dias. Assim como para humanos, evite a medicação sem consultar um profissional.
Cuidados:
- O veterinário pediu que eu ficasse de olho no comportamento dela. Se ela entristecer, parar de brincar ou comer, devo levá-la imediatamente de volta. Até agora não vi nenhum problema. Pra mim, o inchaço já diminuiu, mas talvez seja coisa da minha cabeça.
DIA 02 DE MARÇO
DIA 03 DE MARÇO